O tratamento de água é uma das partes mais importantes em uma planta farmacêutica. Contar com um sistema confiável de tratamento de água é fundamental para garantir a qualidade final do seu produto.

 

Tipos de água usadas na indústria farmacêutica

Em geral, existem 5 tipos de água para uso farmacêutico:

● Água potável – obtida através de tratamento adequado para atender as especificações da legislação quanto aos parâmetros físicos, químicos, microbiológicos e radioativos;

● Água reagente – obtida por processos como destilação simples, filtração ou deionização;

● Água purificada – produzida a partir da água potável ou de água reagente, atendendo limites para diferentes contaminantes;

● Água ultrapurificada – usada em aplicações diretas em laboratórios, ensaios ou diluição de substâncias de referência. Principalmente métodos de análises que exigem mínima interferência e máxima exatidão;

● Água para injetáveis – deve atender testes de contagem total de contagem de bactérias, para ser utilizada como excipiente na preparação de produtos farmacêuticos e até mesmo de princípios ativos.

Tratamento de água na indústria farmacêutica

Não existe uma fórmula única e mágica que possa ser aplicada para a purificação de água. Para definirmos qual o processo a ser utilizado em cada caso deveremos saber previamente duas características importantes: 1) Água de alimentação e 2) Água a ser produzida

Da água bruta (alimentação) precisaremos estudar/conhecer sua qualidade, composição, origem, disponibilidade e sobretudo perenidade. Muitas fontes de água podem sofrer alterações/oscilações de composição por conta de fatores externos, não controláveis. Como por exemplo, uma seca prolongada ou um período de excesso de chuvas. Da água produzida, os fatores mais importantes são: qualidade final desejada além da pressão, temperatura e volumes (pico e uso) necessárias. De acordo com esses parâmetros é possível identificar o melhor processo a ser utilizado para produzir um produto de qualidade e principalmente com consistência.

Como exemplo de sistemas mais comuns vistos em plantas farmacêuticas, podemos destacar: osmose reversa, deionização, destilação, entre outros. Muitas vezes estes sistemas são usados em série, um alimentando o outro.

A qualidade de água final também depende da forma como o sistema de distribuição (loop) e armazenamento da água foi projetado. Contaminantes podem ser acrescidos à água justamente nesta fase, mas este é assunto para um próximo texto.

Para garantir a máxima qualidade para o seu processo de tratamento de água, conheça a mais nova representada ABH, a GDN Water Treatment:

GDN Water Treatment

Empresa italiana com mais de 40 anos de experiência na indústria, a GND conta com as melhores soluções para o tratamento de água em indústrias farmacêuticas. Desde a produção de uma planta de tratamento de água específica para a sua empresa, até produtos para água de injeção, água purificada e produção de vapor puro, tanque de armazenamento de água e sistema de distribuição e até mesmo tanques de mistura.

Além disso, a GDN conta com uma assistência técnica organizada, presente em toda a área de atuação da empresa. Com uma equipe técnica especializada e qualificada, com constantes atualizações e treinamentos. Contando com os produtos da GDN você terá a tranquilidade de contar com uma empresa que possui o conhecimento, o suporte e especialmente a tecnologia para o melhor tratamento de água para a sua empresa.

A GND é uma representada ABH Control Contamination Solution e você pode contar com toda a qualidade de seus produtos entrando em contato conosco. Acesse agora mesmo o formulário e saiba mais sobre os sistemas de tratamento de água para indústrias, clicando aqui