Um dos equipamentos mais importantes em uma sala limpa operacional é o contador de partículas – um instrumento específico que tem a função de monitorar a presença, o tamanho e a quantidade de material particulado em suspensão no ar. E consequentemente, emitir alertas indicando sinais de contaminação do ambiente quando as contagens se sobrepõem ao limite máximo estipulado para cada local. Quanto mais rápidas foram as indicações de desvio, mais efetivos serão os dados colhidos para auxiliar nas tomadas de decisões durante o processo e mais precisos serão os estudos para a melhoria contínua dos procedimentos.

Características dos contadores de partículas

Cada ambiente de produção deve ser constantemente monitorado para que uma eventual qualidade do ar deteriorada não afete a qualidade do produto manipulado. Ambientes que estejam fora dos padrões preconizados pelas normas existentes (atualmente, no Brasil, a ABNT NBR ISSO 14644) não devem ser utilizados e medidas de correção do problema devem ser tomadas imediatamente.

Desta forma, idealmente, o seu sistema de monitoramento da qualidade do ar deveria funcionar sem a intervenção de operadores e principalmente de forma permanente, e com respostas em tempo real. Contaminações do ar podem ser originadas em diversas maneiras e, portanto, a correlação entre atividades é um fator preponderante para conseguir estabelecer o fator causador da alteração.

Se o seu sistema não for capaz de agregar eventos, como por exemplo um alarme de excesso de particulados ocorrendo juntamente com uma porta aberta por um período muito extenso, uma descarga em algum equipamento, uma concentração de pessoas, alteração de turno, processos paralelos, entre muitos outros fatores, o seu trabalho investigativo ficará dificultado, fazendo você correr em círculos sem conseguir identificar o causador do fato.

Leia também – Como funcionam isoladores de processo

Contadores de partículas Lighthouse

Fundada em 1982, a Lighthouse Worldwide Solutions é líder mundial de sistemas de monitoramento de contaminação em tempo real e contadores de partículas aerotransportadas.

A Lighthouse oferece a linha mais completa de soluções de monitoramento de contaminação, incluindo contadores de partículas transportadas pelo ar, amostradores microbianos e contadores de partículas em liquidos, bem como sensores de temperatura / umidade, velocidade do ar, pressão, entre outros mais. Essas soluções agora são encontradas em fábricas de semicondutores, produtos farmacêuticos, armazenamento de dados, biotecnologia, aeroespacial e de defesa em todo o mundo.

O sistema Lighthouse Monitoring Systems (LMS) foi o primeiro sistema de Arquitetura Aberta que oferece aos clientes a flexibilidade de que precisam para integrar todos os tipos de sensores em um único sistema de monitoramento. A Lighthouse continua a revolucionar o setor por meio de pesquisa e desenvolvimento contínuos de software e hardware com um design de sistema escalonável que permite que o sistema cresça conforme suas necessidades aumentam.

Como uma representada ABH Control Contamination Solution, você encontra as melhores soluções da Lighthouse aqui! Entre em contato através do formulário e descubra os melhores produtos para evitar a contaminação da sua empresa, clicando aqui