Vaporização de peróxido de hidrogênio é uma eficiente técnica de descontaminação de ambientes, equipamentos como isoladores, cabines, glove-boxes, etc. e esterilização de produtos termo sensíveis. 

Suas principais vantagens são: a segurança ao operador e ao meio ambiente, uma vez que o processo é realizado em temperatura ambiente e os subprodutos do processo são apenas moléculas de água e oxigênio e a compatibilidade de materiais quando os parâmetros de ciclo são bem desenvolvidos.


Como funciona a vaporização de peróxido de hidrogênio?

O peróxido de hidrogênio em sua forma gasosa (quando não está visível) é bem tolerado por itens e materiais comumente presentes em ambientes classificados (sejam salas limpar ou equipamentos, como já mencionados anteriormente), porém em sua fase aquosa (quando o vapor se torna gota, por exemplo) é agressivo (corrosivo) e de certa forma perigoso pelo excesso de oxigênio no composto – H2O2, uma molécula de água com um átomo de oxigênio a mais, como pode ser visto na representação gráfica abaixo.

Fórmula do peróxido de hidrogênio
Fórmula do peróxido de hidrogênio

Antes de iniciarmos o processo, é preciso estudar a viabilidade do local pretendido quanto a sua capacidade de conter e administrar o agente oxidante, além de avaliar criteriosamente suas características quanto ao perfil de temperatura, sua umidade relativa do ar, seu volume, sua geometria e todos os equipamentos e acessórios lá instalados.

A temperatura precisa ser homogênea, preferencialmente por volta de 25C. A umidade relativa inicial deve estar na casa dos 50% pois como a vaporização acrescentará umidade ao ambiente, é fundamental iniciarmos o ciclo com a menor concentração de umidade no ambiente possível para conseguirmos uma faixa maior de injeção do vapor antes de atingirmos o ponto saturação e consequentemente condensação do peróxido de hidrogênio.

Exemplos de interação destrutiva do H2O2 em caso de condensação
Exemplos de interação destrutiva do H2O2 em caso de condensação

Após estes estudos, e o local mostrar-se capaz de receber o processo, o vaporizador será trazido para o ambiente e disposto em local pré-determinado pela avaliação feita anteriormente. Na maioria dos casos, ventiladores são também dispostos no ambiente para ajudar na dispersão do vapor de peróxido de hidrogênio. Frestas devem ser lacradas com fita adesiva e o HVAC deve permanecer desligado. Com o setup finalizado é momento de iniciarmos o ciclo de descontaminação. 

O ciclo de descontaminação é dividido em 3 fases como pode ser visto abaixo:

A primeira fase é o CONDICIONAMENTO na qual a concentração do agente descontaminante é gradativamente aumentada até atingir o ponto calculado em decorrência das características do ambiente. 

Assim que a concentração do vapor de peróxido de hidrogênio chegue ao seu ponto definido, entramos na próxima fase (EXPOSIÇÃO) onde o equipamento trabalhará para manter esta condição por um tempo pré-determinado.  

Durante esta fase é muito importante conseguirmos realizar a circulação forçada do ar. Isto pode ser conseguido através do uso do HVAC do cliente, se este reunir condições para tal, ou pelo uso de ventiladores. 

Ao final do tempo dedicado a fase de exposição, iniciamos a terceira fase, e a mais longa, (AERAÇÃO) que objetiva retirar do ambiente o peróxido de hidrogênio de forma consistente até um nível pré-determinado pelo desenvolvimento do ciclo (normalmente 1 ppm – parte por milhão) e segura tanto para o processo quanto para os colaboradores. Esta remoção pode ser realizada de várias formas e somente o estudo individual de cada ambiente pode estabelecer a técnica ideal para este processo.

Imagem de uma configuração para a descontaminação de uma cabine
Imagem de uma configuração para
a descontaminação de uma cabine

 Como descartar o peróxido de hidrogênio?

A decomposição do peróxido de hidrogênio é segura e resulta em moléculas de água e oxigênio, portanto, quando a estrutura do local permitir descartá-lo no ambiente é a maneira mais simples e rápida de proceder. Na eventualidade desta opção não ser viável, o uso de sistema catalíticos do peróxido devem ser considerados. 

Todo o processo é realizado por equipamento específico controlado eletronicamente por sensores dispersos no ambiente. Se observadas as limitações e características do vapor de peróxido de hidrogênio, a descontaminação do ambiente é realizada de forma segura e tranquila. 

Você precisa descontaminar o seu ambiente? Não sabe se o seu ambiente ou equipamento comporta este processo? Venha conversar conosco. Avaliaremos cada caso individualmente. Contate nossos especialistas e garanta a descontaminação do seu local.