Quantas vezes você já precisou parar um processo de lavagem para realizar uma correção de emergência (reposicionando itens que eventualmente se moveram, por exemplo) ou mesmo realizar alguma manobra (conexão ou modificação) necessária para o bom andamento do ciclo?
Pois bem, é justamente neste momento que o operador fica exposto a um ambiente molhado que pode conter substâncias químicas, líquidas ou vaporizadas, perigosas (para pele, olhos e/ou pulmões) ou até mesmo ativos potentes que podem colocar a saúde da pessoa e do ambiente em risco.
De acordo com o artigo ‘Prevention of exposure to dangerous drugs’, da Last Technology, os avanços da tecnologia biomédica devem perpassar pelo cuidado e pela segurança dos profissionais que estão constantemente em laboratórios e expostos a substâncias nocivas.
O caminho para as Lavadoras Industriais Isoladas
Dessa forma, palestrantes e representantes da Comissão Europeia, sociedades científicas e instituições uniram forças para avaliar o estado atual da exposição a medicamentos citotóxicos. Essa iniciativa visa não apenas destacar os sistemas de prevenção já em vigor, mas também realçar a necessidade crítica de informar sobre os riscos associados à exposição a substâncias perigosas.
Um marco significativo nesse contexto foi a alteração da Diretiva 2004/37/EC pela União Europeia em 9 de março, resultando na nova Diretiva 2022/431/EU. Esta atualização visa garantir uma proteção mais eficaz dos trabalhadores contra produtos químicos perigosos, com foco especial na exposição a agentes carcinogênicos, mutagênicos ou substâncias tóxicas durante suas atividades laborais.
O que diz a diretiva
A nova Diretiva 2022/431/EU aponta três elementos essenciais na prevenção e segurança:
- Avaliação de riscos: o empregador agora é obrigado a avaliar e gerenciar o risco de exposição dos trabalhadores a substâncias carcinogênicas, mutagênicas ou tóxicas, prestando atenção especial a todos os tipos de exposição, incluindo a cutânea.
- Medidas de prevenção: a prevenção torna-se essencial para limitar a exposição dos trabalhadores a substâncias tóxicas. a diretiva recomenda sistemas tecnológicos fechados para filtrar e eliminar o contato direto entre os profissionais e as substâncias manipuladas.
- Treinamento: os empregadores são agora obrigados a fornecer treinamento adequado sobre os riscos à saúde e as precauções necessárias, incluindo o fornecimento de equipamentos de proteção específicos.
Como podemos ajudar com as Lavadoras Industriais Isoladas?
Para dar total segurança a processos críticos de limpeza, a LAST Technologies, desenvolveu um equipamento híbrido que atende todas as boas práticas de laboratórios (GLP) quanto de fabricação (GMP) e junta, além das tradicionais características funcionais de controle, precisão, eficiência e operação, o conceito de isoladores com luvas instaladas na porta de vidro do equipamento. Com isto, operadores podem acessar o interior da câmara de lavagem estando 100% seguros e sem ter que parar o processo.
São conceitos como este que nos fazem ter muito orgulho de sermos parceiros de empresas que realmente se dedicam e se comprometem com a segurança de todos.
Se o você está exposto a processos de limpeza potencialmente perigosos e pronto para levar a eficiência e principalmente a segurança da limpeza industrial para o próximo nível, venha conversar conosco. Temos a solução que você precisa.
Entre em contato conosco na ABH e desbloqueie o potencial máximo das nossas lavadoras industriais.